En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Câmbio flutuante é o sistema cambial em que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. O valor das moedas estrangeiras flutua de acordo com a oferta e a demanda no mercado. Uma moeda que usa uma taxa de câmbio flutuante é conhecida como moeda flutuante. Uma moeda flutuante é contrastada com uma moeda fixa cujo valor é vinculado ao de outra moeda, bens materiais ou a uma cesta de moedas. No mundo moderno, a maioria das moedas do mundo está flutuando; tais moedas incluem as moedas mais amplamente negociadas: o dólar dos Estados Unidos, a rupia indiana, o euro, o iene japonês, a libra esterlina e o dólar australiano. No entanto, os bancos centrais freqüentemente participam dos mercados para tentar influenciar o valor das taxas de câmbio flutuantes.
Desde 1999, o Brasil passou a adotar o sistema de câmbio flutuante. Na passagem do regime de câmbio fixo para o câmbio flutuante, ocorreu a crise da desvalorização do real. Este tipo de sistema facilita a desvalorização da moeda mediante o risco que as medidas do governo podem dar. O governo do Brasil intervém no câmbio para evitar altas e quedas muito bruscas frente a oscilação causada por medidas do governo, através dos Swap Cambial e existem também as Reservas Internacionais que ajuda o país a se proteger de crises externas e servir de escudo contra ataques especulativos